Patrimônio Cultural

            Patrimônio cultural é a soma dos bens culturais de um povo, que são portadores de valores que podem ser legados a gerações futuras. É o que lhe confere identidade e orientação, pressupostos básicos para que se reconheça como comunidade, inspirando valores ligados à pátria, à ética e à solidariedade e estimulando o exercício da cidadania, através de um profundo senso de lugar e de continuidade histórica.

            O Patrimônio Cultural pode ser definido como um bem (ou bens) de natureza material e imaterial considerado importante para a identidade da sociedade brasileira.

            Você sabia que Tocos do Moji, possuí dois Bens Tombados e diversos bens inventariados pelo Patrimônio Cultural isso é a melhor maneira de se preservar os costumes e história de nosso povo.

            Os bens Tombados de Nossa Cidade são a Imagem de Nossa Senhora Aparecida Trazida de Aparecida pelos Senhores Pedro Fabrício da Rosa e Joaquim Mariano da Silva ( Joaquim Custódio) no ano de 1919, celebrou – se uma grande Festa para comemorar a chegada da Santinha no dia 08 de Setembro e por isso decretou – se feriado municipal nesse dia na cidade para se manter as tradições. Ainda pode –se dizer que boa parte da História está fundamentada na religiosidade do povo por isso a imagem representa um marco cultural da cidade.

            A sede da Fazenda Serras Verdes no Bairro Ponte de Pedra a Construção foi Tombada por possuir um precioso valor arquitetônico e por ter sido toda reforma pelo seu atual proprietário Sr. José Humberto da Silveira.

                Se você se interessou pode nos procurar na Prefeitura Municipal que esclarecemos mais sobre o assunto e outros bens de valor na cidade.

 

                                                   Texto Regiane Cruz

Conselheira Municipal de Patrimônio Cultural